PESQUISAR
Um estudo do comportamento de adolescentes realizado em seis países europeus constatou que os jovens com maior exposição a filmes em que existe o uso de álcool, têm mais chances de beberem exageradamente.
A pesquisa “Alcohol Consumption in Movies and Adolescent Binge Drinking in 6 European Countries”, da revista Pediatrics (publicada online em 5 de março), é a maior realizada até hoje, com mais de 16.500 estudantes com idades entre 10 a 19 anos da Alemanha, Islândia, Itália, Países Baixos, Polônia e Escócia.
Os jovens foram questionados sobre com que frequência consumiam cinco ou mais doses de bebida alcoólica em uma ocasião, e quais filmes eles assistiam (a maioria eram blockbusters de Hollywood).
Os filmes tinham o seu conteúdo modificado para representações em tela, conforme o uso de álcool. Em geral, 27% dos adolescentes tinham consumido cinco ou mais bebidas pelo menos uma vez, mas isso varia entre os países (de 6% na Islândia a 38% nos Países Baixos).
Em cada país, houve um intervalo de exposição ao álcool e ao filme assistido. Os adolescentes que tinham visto cenas com o uso de bebidas nos filmes apresentaram uma probabilidade maior de se envolverem em uma bebedeira, mesmo depois de controlar outros fatores, como riqueza, idade e rebeldia. Este padrão foi observado em todas as culturas, em países com normas diferentes a respeito do uso de álcool na adolescência e na idade adulta e sobre o costume de beber.
Leia também: Qual a melhor idade para conversar com os filhos sobre álcool
Os autores concluíram que deve haver uma preocupação sobre o papel dos filmes populares, já que podem influenciar o consumo de álcool entre adolescentes, em todo mundo. Também consideram a questão da distribuição mundial de filmes com bebidas e a falta generalizada de se considerar o álcool em sistemas de classificação de filmes.
Fonte: “Alcohol Consumption in Movies and Adolescent Binge Drinking in 6 European Countries“, in the April 2012 Pediatrics
Atualizado em 13 de março de 2024