PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
O que fazer antes das viagens?
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
O que fazer antes das viagens?

O que fazer antes das viagens?

06/03/2012
  4037   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Quando você sai do seu ambiente, fica exposto a germes diferentes dos que seu organismo está acostumado. Além disso, em determinadas regiões poderá encontrar doenças diferentes, epidemias etc. Procure se informar antes de planejar viagens.

O passeio em si também pode ser uma ameaça a sua saúde. Voar, por exemplo, pode aumentar o risco de coágulos sanguíneos e outros problemas de saúde.

Se você tem um problema de saúde em tratamento, tais como diabetes, asma, entre outros, pode ser difícil de encontrar suprimentos ou ajuda se ficar doente quando estiver fora de casa. Previna-se, leve os medicamentos que você necessita ou de uso comum (analgésico, remédios para vômitos etc), além de um termômetro e material para pequenos curativos.

Como faço para prevenir uma infecção quando viajo?

Se você está planejando ir para a Ásia, África, América do Sul ou Europa Oriental, marque uma consulta com o pediatra e clínico geral, eles podem ajudá-lo a se preparar para essas viagens. Dependendo do seu destino, você pode precisar:

Tomar uma ou mais vacinas: semanas ou meses antes de ir. Por exemplo, se você for para partes da África ou América do Sul, Amazônia, Pantanal etc., pode ser necessário se imunizar contra a febre amarela;

Saiba mais sobre a febre amarela

– Evite o gelo, a água da torneira e certos alimentos que podem conter germes. Se você beber água não tratada ou consumir alimentos contaminados, poderá ter uma infecção que provoca vômitos, diarreia ou outros problemas;

– Use repelente. Você também deve usar roupas que o protegem de picadas de insetos. Além disso, no local visitado, verifique se existem insetos e os remova se encontrar algum. Eles podem contaminá-lo com os germes que carregam quando morderem ou picarem você;

– Use sapatos que cubram completamente seus pés, se você estiver em qualquer lugar que possa ter fezes de cão ou outros animais, dejeto humano na areia ou no solo. Isso pode acontecer em viagens para locais que não possuem tratamento de água ou esgoto. E, se andar descalço, poderá ser infectado por vermes.

E se eu tiver uma doença, mas quiser viajar?

Se você tem um problema de saúde em curso, como diabetes ou doença cardíaca, pergunte ao seu médico como planejar suas viagens.

Muitas pessoas que têm alguma doença são capazes de viajar sem problemas. O segredo é fazer um planejamento e ter certeza de todos os remédios e suprimentos que possa precisar. Também é importante fazer uma lista de todos os medicamentos que você toma, as doses, e por que você deve levá-los.

Leia também: Como montar uma farmacinha básica?

E se eu estiver grávida e quiser viajar?

As viagens são seguras para a maioria das mulheres grávidas. Mas aquelas que tiveram problemas durante a gestação, como pressão alta, devem tomar certos cuidados. Não há riscos conhecidos das viagens aéreas para o bebê. Veja com a companhia aérea o limite de semanas gestacionais para viajar.

Durante voos longos, as mulheres grávidas devem esticar e flexionar as pernas. Elas também devem se levantar e se movimentar, quando for seguro fazê-lo. Isso pode impedir a formação de coágulos nas pernas.

Algumas das vacinas e medicamentos recomendados aos viajantes não são seguros para mulheres grávidas. Se você quer viajar para um país onde existe uma infecção preocupante, pergunte ao seu médico se você pode ir com segurança.

O que mais devo pensar quando viajo?

Se você for para:

Um lugar ensolarado ou quente: use protetor solar e roupas que bloqueiam o sol. A exposição demasiada aos raios solares pode levar à insolação, queimaduras e aumentar o risco de câncer de pele;

Montanhas ou para um lugar alto: pergunte ao seu médico como você pode se prevenir de ficar doente, pois dores de cabeça e enjoos são comuns em altas altitudes.

Fonte: Patient Information of UpToDate: The Basics

Atualizado em 27 de fevereiro de 2024

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mensagem enviada

  • Leide disse:

    Boa noite! Gostaria de tira uma duvida sobre meu filho= Ele ficou doente com febre de 40 graus e teve que tomar uma injeção de dipirona, a enfermeira disse que tinha que ser como vacina e aplicou na coxa direita, mais, na hora ficou vermelho e inchou formando uma bolha. Passou 5 dias e ainda tem um caroço de cinco centímetros que é bem dolorido o q eu faco?

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.