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O desenvolvimento físico e motor do bebê
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O desenvolvimento físico e motor do bebê

O desenvolvimento físico e motor do bebê

10/05/2016
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Você conhece seu filho melhor do que ninguém. Então, é importante que você compartilhe suas preocupações com o seu pediatra se tiver dúvidas sobre o desenvolvimento dele estar ou não adequado.

 

Normalmente, as crianças desenvolvem habilidades motoras da cabeça para baixo. Primeiro vem o controle da cabeça e, em seguida, o controle sobre a parte superior do corpo. O padrão típico de marcos motores, como se está segurando a cabeça, se já rola, em seguida, se fica sentado, puxando para cima, de pé, andando e escala. Pequenas habilidades motoras finas, como agarrar objetos, colocando blocos em um copo e rabiscos são marcos importantes também.

 

Atrasos no desenvolvimento físico ou atrasos motores primeiros são termos usados ​​para descrever quando as crianças não estão cumprindo metas físicas críticas nos primeiros meses e anos de vida – o quão bem e em breve eles se movem e interagem com seu ambiente. Estes atrasos podem ser um sinal de algo mais sério, por isso é importante conversar com o pediatra do seu filho sobre eles. Sinais de um desenvolvimento físico ou início de atraso motor:

  • Atraso para rolar, sentar, ou ficar de pé
  • Segura a cabeça e controla o pescoço
  • Rigidez muscular
  • Atraso na fala
  • Dificuldade de deglutição
  • Postura corporal molenga
  • Falta de jeito
  • Espasmos musculares

 

Preocupações comuns de pais sobre Desenvolvimento Físico Atrasado:

 

  • Meu filho não parece estar crescendo do jeito que deveria.
  • Meu filho parece muito rígido na forma como se move.
  • Meu filho é fraco e mole como uma boneca de pano.
  • Meu filho não corresponde às crianças da mesma idade quando jogam juntos.
  • Meu filho parece se cansar muito rapidamente.

 

Se qualquer um dos itens das listas acima pode se encaixar ao seu filho, são sinais de alerta e preocupações. Às vezes, o desenvolvimento final é o sinal de uma condição de saúde. Estima-se que 400 mil bebês nascidos a cada ano nos Estados Unidos estão em risco de alguma forma de doença neuromuscular e um em cada 40 estão na verdade com um atraso motor.

 

Ao tentar detectar um atraso motor no início é necessário conhecer os sinais de desenvolvimento físico típico e atípico. A Academia Americana de Pediatria (AAP), criou uma ferramenta online para os pais chamado “atrasos no desenvolvimento físico: O que procuramos”. Esta ferramenta oferece uma experiência interativa para aprender mais sobre os atrasos físicos de desenvolvimento em crianças até 5 anos e pode servir como um guia se você tem a sensação de que algo está errado. Você também pode criar uma lista de itens para ajudar a iniciar uma conversa com o pediatra do seu filho.         

 

Serviços de intervenção precoce incluem uma variedade de diferentes recursos e programas que fornecem apoio às famílias para promover o desenvolvimento de uma criança. Estes serviços são adaptados especificamente para atender às necessidades individuais de uma criança, e mais comumente incluem terapias pediátrica, ocupacional e da fala / terapia de linguagem.

  • Se uma criança está atrasada em grandes habilidades motoras, tais como sentar ou caminhar, pode ser encaminhado para um fisioterapeuta.
  • Se uma criança está tendo dificuldade para entender a linguagem, usar a linguagem, ou para engolir, pode ser visto por um fonoaudiólogo.
  • Se a criança está tendo problemas com habilidades motoras finas, habilidades motoras visuais ou habilidades de vida independente, como alimentar-se, pegar objetos pequenos, ou abotoar suas roupas, pode ser encaminhado para um terapeuta ocupacional.

 

Se um diagnóstico específico é encontrado em sua criança, o pediatra pode ajudá-lo a conectar-se com grupos de apoio especiais e outros recursos para os pais em sua comunidade. No Brasil temos muitas dificuldades em ter organizações que deem conta disto, mas existem muitas APAES, AACDs etc.

 

No Hospital Sabará temos um Centro de Excelência que atende crianças com atraso de desenvolvimento neuromotor e de crescimento.

 

Autor: Dr. José Luiz Setúbal

Fonte:  Caring for Your School-Age Child: Ages 5 to 12 (Copyright © 2004 American Academy of Pediatrics)

As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

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