O distanciamento social para retardar a disseminação da Covid-19 pode ser especialmente difícil para os adolescentes, que podem se sentir isolados de seus amigos. Muitos também enfrentam grandes decepções, pois formaturas, bailes e festas, temporadas esportivas, visitas a faculdades e outros eventos planejados são cancelados ou adiados.
Aqui, estão algumas dicas que você pode usar para ajudar os adolescentes a lidarem com esse momento difícil, da Covid-19.
- Trabalhem juntos para criar um “novo” normal
- Ajude seu filho a criar uma rotina saudável e produtiva: Atenha-se a uma programação que funciona com o aprendizado online. Defina um horário para acordar, exercitar-se, tomar banho, vestir-se, tomar café da manhã ou o que for necessário para começar o “dia escolar”. Se isso ajudar, permita que seu filho durma um pouco mais tarde do que o normal. Na aula, os telefones devem estar desligados durante as tarefas escolares, além de manter a TV desligada e limitar o tempo de exibição das notícias. Planeje mini-intervalos e um intervalo de 1 hora para o almoço.
- Faça do jantar um tempo de transição entre o “dia escolar” e a noite. O jantar é um ótimo momento para reunir toda a família para conversar e compartilhar uma refeição.
- Permita “tempo de inatividade”. Isso pode ajudar a aliviar qualquer sentimento de estar isolado de seus amigos ou dificuldades com a mudança de rotina.
- Compartilhe informações sobre o que está acontecendo de maneira calma e factual para ajudar a aliviar suas preocupações com o vírus. Reforce o básico, como a importância de lavar as mãos com frequência e evitar tocar no rosto.
- Salientar que ficar em casa salva vidas. Fale sobre como o distanciamento social é uma forma importante de ajudar a retardar a propagação do vírus e proteger os grupos de risco.
- Preste atenção nos sinais de que seu filho pode precisar de mais apoio. Adolescentes que se sentem tristes, deprimidos, sem esperança, nervosos ou com raiva, durante a pandemia da Covid-19, podem precisar de mais apoio.
- Permita que seu filho fique conectado a amigos e entes queridos durante o distanciamento social por telefone, mensagens de texto, bate-papo por vídeo ou mídia social (lembre-os de verificar suas configurações de privacidade para que não publiquem muitas informações pessoais online). Ajude outras pessoas a se conectarem. Muitos adolescentes têm experiência no uso da tecnologia e podem ensinar aos pais ou avós como conversar por vídeo ou usar as mídias sociais. Essa também é uma oportunidade para eles o levarem ao mundo virtual.
- Novas responsabilidades. As rotinas mudaram e sua família pode precisar de ajuda extra para cuidar de crianças pequenas ou manter a casa limpa. Converse com seu filho sobre maneiras pelas quais eles podem desempenhar um papel maior. Por exemplo, eles podem ajudar a planejar ou preparar o jantar? Que tal ensinar os irmãos um novo jogo de dança ou diversão?
- Convidados virtuais. Peça ao seu filho para ajudá-lo a encontrar maneiras criativas de manter contato com a família e os amigos regularmente. Tente organizar um “jantar virtual” configurando um laptop ou iPad na mesa com os convidados. Ou use uma plataforma de videoconferência como o Zoom para uma festa online onde todos possam se ver.
- Projetos familiares. Sugira que seu filho assuma a liderança em projetos que envolvam toda a família, como organizar fotos da família ou recriar a história da família. Este é um ótimo tópico para chamadas para os avós, que podem descrever tempos difíceis no passado e como a família lidou com o estresse.
À medida que as escolas passam para o aprendizado online, os adolescentes podem ter mais tempo não programado. Isso pode deixá-los mais propensos a experimentar comportamentos de risco. Não deixe de conversar com seu filho sobre como esse é um momento especialmente importante para evitar vaping e fumo, por exemplo. Especialistas alertam que esses hábitos podem prejudicar a saúde do pulmão e a função imune, aumentando potencialmente o risco da Covid-19.
Ajude seu filho a encontrar maneiras de manter a mente e o corpo saudáveis, como:
- Faça uma caminhada ou corrida, sozinho ou em família. Lembre-os das regras de distanciamento social e fique a 2 metros dos outros.
- Leia um livro ou visite uma biblioteca online, onde existem milhares de e-books, audiolivros e gravações musicais. Pesquise novos hobbies ou habilidades para aprender.
- Faça exercícios por vídeo. Muitos podem ser encontrados online, e algumas academia também oferecem acesso a aulas virtuais de exercícios.
- Assista a filmes ou programas de TV juntos em família ou virtualmente com os amigos.
- Crie um blog de vídeo da vida feito pelos adolescentes durante o surto de Covid-19.
- Comece uma página de recados mostrando como era ser adolescente durante o surto ou um diário da família em que cada membro da família se revezasse descrevendo os acontecimentos do dia.
- Faça um tour virtual por um museu ou caminhe pelo mundo com o Google Earth. Desafie seu filho a pesquisar 10 lugares que eles gostariam de visitar um dia e mostrar o porquê.
- Durma bastante!
Fonte: Academia Americana de Pediatria (Copyright © 2020)