PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
O que fazer com meu filho doente em tempos de Coronavírus?
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
O que fazer com meu filho doente em tempos de Coronavírus?

O que fazer com meu filho doente em tempos de Coronavírus?

08/04/2020
  3652   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

O Mundo parou. O Brasil parouE os hospitais reorganizaram sua rotina para enfrentar o coronavírus. No Sabará, nesta época do ano, rotineiramente vivemos as epidemias de influenza e outros vírus respiratórios. Também estávamos preparados para uma epidemia de dengue, que por sinal está por aí, mas pouca gente está falando. Como todos, fomos atropelados pelas circunstâncias e estamos observando a pandemia do Covid-19.

Por sorte este não é um problema que atinge muito as crianças, então não deveremos ter muito casos internados em nosso hospital. Mas por outro lado, somos um hospital que atende crianças graves de muitas especialidades e que acompanha tantas outras com doenças crônicas. Sendo assim, muitos pais e médicos estão nos indagando o que fazer com elas.

Cuidados com as crianças doentes durante a pandemia do coronavírus

Crianças com doenças crônicas necessitam de acompanhamento constante, seja para avaliação da doença e da medicação como também para fazer exames e por essas razões não se devem espaçar as consultas. Pais e cuidadores estão cientes disso, mas ao mesmo tempo têm medo de ir ao hospital ou aos ambulatórios, pois seus filhos fazem, muitas vezes, parte do grupo de risco uma vez que são portadores de cardiopatias, neuropatias ou de imunodeficiências.

Alguns desses casos podem ser atendidos através de teleconsulta ou teleorientação, que são modalidades de telemedicina que o Sabará Hospital Infantil está desde o final de março disponibilizando para seus pacientes. A telemedicina não satisfaz a todos os quesitos mencionados acima, mas pode ajudar em algumas outras questões, principalmente, nestes momentos de maior angústia e ansiedade.

Estes são mais alguns dos dilemas desta pandemia. Nas próximas semanas o Sabará em conjunto com o Instituto PENSI e da Fundação José Luiz Egydio Setúbal iniciará uma campanha esclarecendo a necessidade de se manter as visitas regulares de acompanhamento destas crianças, das medidas que estamos tomando para protegê-las dos eventuais riscos e como agir nestas circunstâncias.

Como podemos ver, nada é simples nesta crise, e não existem soluções simples para problemas complexos. Estamos todos aprendendo, com muita humildade na busca das soluções para nossas crianças.

Saiba mais:

https://www.hospitalinfantilsabara.org.br/teleorientacao/

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.