PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Trabalhar e aprender em casa durante o surto de Covid-19
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Trabalhar e aprender em casa durante o surto de Covid-19

Trabalhar e aprender em casa durante o surto de Covid-19

13/05/2020
  2796   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Nesta quarentena tenho tido a oportunidade de conviver com a minha filha e meus netos numa situação diferente em uma casa que temos fora de São Paulo e que usamos para recreação. Todos em situação de trabalho em casa, e fora da escola, tenho observado minha filha estabelecer a rotina de meus netos nos estudos, a fazer lições e ajuda-los. Creio que seja a realidade de muitos pais na atualidade: conciliar seu trabalho com o de professor de filhos.

Aqui estão algumas dicas da Academia Americana de Pediatria, que li num artigo interessante e resolvi compartilhar no nosso blog, para ajudá-lo a lidar com esse “novo normal” até que o vírus esteja sob controle.

Retarde a propagação. Pode ser tentador reunir as crianças para encontros ou festas do pijama, mas isso deve ser evitado. O distanciamento social só funciona se todos participarmos. E desacelerar ou impedir a propagação do vírus salvará vidas. Não acredite no que nosso presidente fala, ele está errado.

 Proteger os avós. Também não é hora de visitar os avós ou pedir que eles ajudem nas tarefas de cuidar das crianças. Pessoas com mais de 60 anos correm maior risco de doença grave com a Covid-19. No entanto, eles podem se sentir sozinhos, portanto, mantenha as comunicações através de telefonemas ou por vídeo.

Mantenha uma rotina. Como as mudanças na rotina podem ser estressantes, será útil conversar com seus filhos sobre porque eles ficam em casa e qual será sua estrutura diária durante esse período. Aqui estão algumas ideias para ajudá-lo a criar uma programação diária:

  • Acorde, vista-se e tome café da manhã no horário normal.
  • Decida onde todos podem fazer seu trabalho com mais eficiência e sem distrações.
  • Liste os horários de aprendizado, exercícios e pausas.
  • Para crianças mais novas, 20 minutos de aula e 10 minutos de atividade física podem funcionar bem.
  • Crianças e adolescentes mais velhos podem se concentrar em tarefas por períodos mais longos, fazendo intervalos entre os assuntos.
  • Inclua também seu horário, para que seus filhos saibam quando o dia de trabalho termina.
  • Agende um horário para almoços e lanches nutritivos. Muitas escolas estão fornecendo pacotes de refeições escolares para os alunos que precisam deles.
  • Não se esqueça dos intervalos da tarde também!
  • Jantar juntos em família e discutir o dia.
  • Desfrute de mais tempo com a família à noite, brincando, lendo, assistindo a um filme ou se exercitando juntos.
  • Siga as rotinas normais da hora de dormir o máximo possível durante a semana para garantir que todos durmam o suficiente.

Informação. Tente não ver o noticiário o dia inteiro. É melhor não ter notícias enquanto as crianças estão na sala, pois isso pode aumentar o medo e a ansiedade. Se elas ouvirem as notícias, conversem sobre o que estão ouvindo e corrijam qualquer informação incorreta ou boato que você possa ouvir.

Devo me preocupar com o tempo extra na tela agora?

Embora os limites ainda sejam importantes, é compreensível que, nessas circunstâncias estressantes, o uso da mídia infantil na tela provavelmente aumente.

Use mídia para conexão social. O distanciamento social pode ser isolado. Se seus filhos estão sentindo falta de seus amigos da escola ou de outra família, experimente bate-papos por vídeo ou mídia social para manter contato.

Use a mídia juntos. Esta é uma ótima oportunidade para monitorar o que seus filhos mais velhos estão vendo online e seguir o que seus filhos estão aprendendo. Até mesmo assistir a um filme de família pode ajudar todos a relaxar enquanto você aprecia a narrativa e o significado que os filmes podem trazer.

Leve seu filho (virtualmente) para o trabalho. Trabalhando em casa? Use esse tempo como uma chance de mostrar aos seus filhos uma parte do seu mundo. Incentivar a imaginação do “trabalho” pode ser uma maneira de aplicar “leve seu filho ao dia de trabalho” sem sair de casa!

Os limites ainda são importantes. Como sempre, o uso da tecnologia não deve prolongar o tempo necessário para o sono, atividade física, leitura ou conexão familiar necessária. Planeje quanto tempo as crianças podem jogar videogame online com os amigos e onde seus dispositivos serão colocados à noite.

Fonte: Academia Americana de Pediatria (Copyright © 2020)

Saiba mais:

Coronavírus: lidando com o fechamento das escolas

Como proteger sua família do coronavírus

Conversando com crianças sobre o COVID-19

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.