PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Meu bebê está com o nariz entupido: como posso ajudá-lo a dormir com segurança?
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Meu bebê está com o nariz entupido: como posso ajudá-lo a dormir com segurança?

Meu bebê está com o nariz entupido: como posso ajudá-lo a dormir com segurança?

19/04/2024
  2934   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Acabou o verão e agora estamos iniciando o outono. Com ele chegam as já famosas doenças dessa época do ano, cujas principais vítimas são as crianças. Se você tem uma criança em casa, seja bem-vindo(a) ao cansado clube de adultos que cuidam de crianças com doenças respiratórias. A congestão nasal causada por resfriados, gripes, vírus sincicial respiratório (RSV) ou covid pode dificultar a respiração dos bebês. Isso pode mantê-los acordados à noite e perturbar as rotinas familiares. Neste ponto, você provavelmente está desesperado(a) por uma solução. Mas, primeiro, é importante revisar os princípios básicos do sono seguro para bebês.

Com base no que as pesquisas mostram serem as práticas de sono mais seguras, a Academia Americana de Pediatria (AAP) recomenda que os bebês sempre durmam de costas em uma superfície plana e firme. O espaço para dormir também deve estar livre de travesseiros, adereços, almofadas, cobertores, bichos de pelúcia ou outros materiais macios.

Mas os bebês congestionados não deveriam dormir elevados para que possam respirar com mais facilidade? Pode parecer inofensivo apoiar o bebê em toalhas ou travesseiros ou inclinar o colchão, mas NÃO é seguro.

Pense nas vias respiratórias do seu bebê como um canudo. Seu bebê respira mais facilmente quando o “canudo” (ou seja, as vias aéreas) está reto. Quando a cabeça do bebê está apoiada ou inclinada, é fácil que o pescoço se incline para a frente ou caia para o lado. Isso pode causar uma curvatura nas vias aéreas que dificulta a respiração do bebê – mesmo se você estiver usando um dispositivo que parece feito para o trabalho.

Posso deixar meu bebê dormir em um balanço ou cadeirinha?

Eu sei como pode ser tentador colocar um bebê agitado em um dispositivo relaxante como um balanço, especialmente se VOCÊ não dorme bem há dias. Mas lembre-se de que seu filho(a) já está com dificuldade para respirar. Quando os bebês adormecem em balanços, cadeiras de balanço ou insufláveis, eles não conseguem manter a cabeça ereta e as vias respiratórias retas. Portanto, não deixe seu filho(a) dormir neles.

Assentos de carro e porta-bebês são feitos para manter a cabeça do bebê ereta ou ligeiramente inclinada, mas não fornecem suporte suficiente para um sono seguro. Se o seu filho(a) adormecer no carro, resista à tentação de carregá-lo(a) para dentro de casa na cadeirinha e deixá-lo(a) continuar cochilando. Sempre leve a criança para um espaço dedicado para dormir assim que puder.

O berço do meu bebê é o único local seguro para ele dormir?

É perfeitamente seguro para o seu bebê dormir em um berço, cama de cabeceira ou berço portátil, apenas certifique-se de que ele esteja equipado com um colchão firme e plano, sem estofados.

Meu bebê não sentirá frio sem cobertores, especialmente quando estiver doente?

Muitos pais se preocupam com isso, mas é bastante simples manter seu bebê dormindo confortável. Comece vestindo-os com roupas quentes e respiráveis. Experimente um macacão feito principalmente de algodão ou um pijama com meias leves.

Você pode ajustar um pouco a temperatura do ambiente se a sua casa tende a ser fria. Se você fizer isso, verifique seu bebê de vez em quando. Você vai querer ter certeza de que ele(a) não superaqueceu, o que também pode restringir a respiração.

Que dicas você daria para aliviar a congestão do meu bebê?

Nariz entupido acontece quando os vasos sanguíneos e tecidos dentro do nariz do bebê ficam cheios de muito líquido. Aqui estão algumas maneiras seguras de aliviar a congestão enquanto seu bebê se recupera de um resfriado, gripe ou qualquer outro vírus que causa congestão:

Gotas salinas. Este método usa água salgada pura para aliviar o nariz entupido. Coloque duas gotas em cada narina para aliviar a congestão e, em seguida, use um aspirador para retirar o soro fisiológico e o muco. Certifique-se de apertar o bulbo antes de colocá-lo na narina do bebê, para que não libere uma grande lufada de ar que possa mover a congestão para dentro.

Use gotas salinas simples, sem adição de medicamento. Você pode até fazer suas próprias gotas salinas usando água e sal estéril, destilada ou previamente fervida. Fazer isso 15 minutos antes da alimentação ou da hora da soneca pode ajudar seu filho(a) a comer e descansar melhor.

Sucção suave. Você pode usar algo como uma seringa para retirar líquido e muco do nariz do bebê. Para um muco pegajoso e teimoso, use um cotonete úmido para limpar suavemente ao redor do nariz.

Nebulização. Tente usar um vaporizador ou umidificador para preencher o ambiente de sono do seu bebê com uma névoa fria que ajuda a limpar as passagens nasais. Coloque-o perto o suficiente para que a névoa alcance o bebê enquanto ele dorme, mas fora do alcance dele. Troque a água todos os dias e siga as instruções do fabricante para evitar mofo e bactérias.

Tratamento a vapor”. Leve-os para um banheiro pré-aquecido. Deixe a água quente correr no chuveiro por alguns minutos, depois leve seu bebê ao banheiro e aninhe-o enquanto ele respira o ar rico em umidade. Isso pode funcionar especialmente bem antes de dormir.

Manter-se hidratado. Certifique-se de que seu bebê fique bem hidratado. Isso pode ajudar a diluir o muco que dificulta a respiração livre.

O nariz entupido pode fazer com que os bebês se alimentem mais lentamente ou não tenham vontade de comer. Tente aspirar o nariz do seu bebê antes de amamentá-lo ou alimentá-lo com mamadeira. Se for difícil para o seu bebê amamentar devido à congestão, extrair o leite materno em um copo ou mamadeira pode ser uma opção. Além disso, se o seu bebê tiver, pelo menos, 6 meses de idade, você pode oferecer-lhe um pouco de água em um copo aberto com canudinho.

Se meu bebê estiver com dificuldade para respirar, o que devo fazer?

Ligue para a Emergência ou procure um Pronto-Socorro se o seu bebê:

  • Está lutando por cada respiração (muito ofegante ou cansado)
  • Mal consegue emitir sons ou chorar
  • Tem lábios ou rosto azulados
  • Parece ter algo preso na garganta

Ligue para o médico do seu bebê se:

  • A respiração dele(a) é muito mais rápida que o normal
  • Seus lábios ou rosto ficam azulados quando tossem
  • A tosse contínua os impede de dormir, comer ou brincar

Fonte:

Comitê de Prevenção de Lesões, Violência e Venenos da Academia Americana de Pediatria (Copyright © 2023)

Saiba mais:

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.