PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
O que é Flurona? Pode ocorrer em criança?
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
O que é Flurona? Pode ocorrer em criança?

O que é Flurona? Pode ocorrer em criança?

06/01/2022
  997   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

O primeiro caso de uma rara mistura de duas infecções, gripe e covid-19, apelidada de “flurona”, foi detectada em Israel no primeiro dia de 2022. A chamada dupla contaminação é constatada quando os dois testes, para gripe e para a covid-19, dão positivo. Ela foi apelidada de “flurona” (união dos termos “flu”, de gripe influenza em inglês, com “rona” de coronavírus). Não se trata de um novo tipo de doença, apenas uma forma simplificada de se referir à ocorrência simultânea de contaminações.

No dia 4 de janeiro, pelo menos 110 moradores do estado de São Paulo foram diagnosticados com gripe e covid-19 ao mesmo tempo desde o início da pandemia, segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde. Deste total, 59 casos ocorreram na cidade de São Paulo.

Apesar dos relatos de dupla contaminação, especialistas alertam que parte dos casos pode ser de codetecção, e não de coinfecção. Isto significa que parte dos pacientes pode ter recebido o diagnóstico ao mesmo tempo, mas não ter o os vírus da gripe e da covid-19 atuando no organismo simultaneamente.

Como os especialistas médicos explicam, ter uma contaminação dupla (por dois vírus) não é algo raro. Quando temos duas epidemias simultâneas, como o que está ocorrendo agora, a chance de positivar os dois vírus é grande. Entretanto, quase nunca a pessoa está infectada pelos dois vírus. Os infectologistas explicam que é preciso separar a coinfecção da codetecção. Os métodos para identificar vírus no nosso corpo, como o teste PCR, são muito sensíveis. Eles detectam facilmente pedaços do vírus que não necessariamente estão trazendo infecção ou doença para o indivíduo.

Ainda não é possível dizer se o paciente terá um quadro pior de saúde com uma codetecção ou coinfecção, mas pode comprometer a saúde de pessoas que já são imunocomprometidas. Mas, em geral, a dupla contaminação não significa que você terá um quadro mais grave.

Além das vacinas para covid-19 e influenza, como se tratam de dois vírus respiratórios, as medidas de prevenção continuam as mesmas: usar máscara, vacinação, distanciamento social e higiene das mãos.

Por causa da semelhança dos sintomas, as duas infecções podem ser inicialmente confundidas. A única forma de identificar é fazendo os testes para covid-19 e influenza. Alguns sinais podem ajudar a diferenciar as doenças.

Os sintomas da influenza, de maneira geral, evoluem com um quadro súbito de febre alta, dor de garganta e um intenso mal-estar. Já a covid-19 inicia de maneira discreta, com sintomas mais exuberantes depois de sete dias. Veja a lista abaixo:

Sintomas da gripe (influenza):

  • Febre alta;
  • Calafrios;
  • Dores musculares;
  • Tosse;
  • Dor de garganta;
  • Intenso mal-estar;
  • Perda de apetite;
  • Coriza;
  • Congestão nasal (nariz entupido);
  • Irritação nos olhos.

Sintomas da covid-19:

De acordo com pesquisadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, os sintomas da ômicron são “diferentes” das cepas anteriores do coronavírus e incluem:

  • Dor de garganta;
  • Dor no corpo, principalmente na região da lombar;
  • Congestão nasal (nariz entupido);
  • Problemas estomacais e diarreia.

Em caso de alguns desses sintomas, procure seu pediatra ou serviço médico para melhor orientação.

Saiba mais:

https://institutopensi.org.br/qual-a-diferenca-entre-a-gripe-e-a-covid-19/

https://institutopensi.org.br/campanha-nacional-de-vacinacao-contra-gripe-comeca-no-dia-12-de-abril/

https://institutopensi.org.br/a-importancia-da-vacina-contra-covid-19-para-criancas/

https://institutopensi.org.br/dados-brasileiros-sobre-covid-19-em-criancas-porque-devemos-vacinar/

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.