PESQUISAR

Residência Médica
Residência Médica
Álcool e gravidez: um coquetel perigoso
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Álcool e gravidez: um coquetel perigoso

Álcool e gravidez: um coquetel perigoso

26/09/2019
  275   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

A data de 9 de setembro é considerada como o Dia Mundial de Prevenção da Síndrome Alcoólica Fetal (SAF) em diversos países e conta com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização das Nações Unidas (ONU). Em ressonância com estas Instituições, e, devido ao grave problema de saúde pública, há alguns anos, a Sociedade Paulista de Pediatria criou um grupo de estudos denominado “Efeitos do álcool na gestante, no feto e no recém-nascido” e posteriormente tornou-se uma campanha para toda a Sociedade Brasileira de Pediatria.

Estima-se que em cada 1000 nascimentos dois recém-nascidos possam estar comprometidos pela SAF, que é a forma completa da Síndrome, porém este número pode ser ainda muito mais elevado, pela presença de outros sinais e sintomas, nem sempre concomitantes à SAF clássica, em especial as alterações neurológicas e comportamentais.

Conforme publicação de 2016, Updated Clinical Guidelines for Diagnosing Fetal Alcohol Spectrum Disorders, para a SAF ser diagnosticada devem estar presentes as anormalidades de crescimento, anormalidades faciais e do sistema nervoso central (SNC) – confirmado ou não exposição intrauterina ao álcool. Os principais critérios de avaliação incluem, entre outros:

 

Anormalidade de crescimento

  1. Peso de nascimento ou peso corporal < percentil 10th;
  2. Comprimento de nascimento ou comprimento corporal < percentil 10th;
  3. Índice de massa corporal < percentil 10th.

 

Anormalidades Faciais

  1. Fissura palpebral curta;
  2. Filtro nasal liso;
  3. Lábio superior fino.

 

Anormalidade do Sistema Nervoso Central

  1. Alterações funcionais do SNC (atenção, habilidades motoras, aprendizagem, funções executivas abaixo do normal);
  2. Alterações estruturais do SNC (microcefalia < 10th).

 

Outros órgãos também podem ser acometidos, como o coração, outras malformações craniofaciais, esquelética, genital, urinária e alterações dentárias. A ingestão de álcool na gravidez é a primeira causa de microcefalia, quando não se considera as causadas por doenças infectocontagiosas.

A SAF não tem cura e dura toda a vida. No entanto, ela é 100% prevenível, podendo ser, portanto, 100% evitável, desde que a gestante se abstenha do consumo de álcool durante a gravidez, e até mesmo antes desta. Se a mulher deseja engravidar ou já se encontra grávida, TOLERÂNCIA ZERO PARA O USO DE ÁLCOOL NA GESTAÇÃO.

Quando mais de um milhão de crianças nascem a cada ano com lesões cerebrais devidas a uma causa conhecida e prevenível, a resposta deve ser imediata, determinada, sustentável e efetiva.

SOMOS TODOS RESPONSÁVEIS PELA PREVENÇÃO DESTA EPIDEMIA SILENCIOSA.

Dra. Márcia de Freitas

Dra. Márcia de Freitas

Dra. Márcia de Freitas é formada pela Faculdade de Medicina de Catanduva em 1985, com residência em neonatologia pelo Hospital Escola Vila Nova Cachoeirinha, mestrado e doutorado pelo departamento materno infantil da Faculdade de Saúde Publica da USP, instrutora do curso de reanimação neonatal pela Sociedade Brasileira de Pediatria, membro do grupo de estudos dos efeitos do álcool na gestante, feto e recém-nascido pela Sociedade Brasileira de Pediatria, membro da câmara técnica de pediatria do Conselho Regional de Medicina de São Paulo e pós graduação em Preceptoria de residência médica por metodologia ativa. Trabalhou por 30 anos na Unidade Neonatal do Hospital Israelita Albert Einstein, por 12 anos na Auditoria do SUS no Ministério da Saúde, por 18 anos no Hospital Infantil Menino Jesus (SP) na área de neonatologia e seguimento de crianças nascidas de risco.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

NOSSAS INICIATIVAS
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade