PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Ensinando e aprendendo sobre a Mata Atlântica com seus filhos
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Ensinando e aprendendo sobre a Mata Atlântica com seus filhos

Ensinando e aprendendo sobre a Mata Atlântica com seus filhos

26/09/2023
  1969   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Outro dia, vi no Instagram do meu amigo Ricardo Cardim – um dos maiores conhecedores da Mata Atlântica – uma publicação sobre o livro “Conhecendo Bichos e Plantas da Mata Atlântica”, do Instituto OMP.

De autoria da bióloga Nicole Sigaud, o conteúdo foi lançado em 27 de maio, Dia Nacional da Mata Atlântica. É um e-book voltado para crianças de 7 a 11 anos, educadores e adultos cuidadores, que está disponível para download gratuito AQUI.

A Mata Atlântica, bioma onde vive a maior parte da população brasileira, é rica em biodiversidade, mas também ameaçada pelo ser humano. Ela é composta por diferentes formações vegetais e ecossistemas associados, que se destaca por sua grande biodiversidade, incluindo várias espécies endêmicas (que ocorrem apenas nessa região). Hoje, devido a uma série de fatores, como a atividade humana, restam, segundo a Fundação SOS Mata Atlântica, apenas 12,4% da floresta que existia originalmente quando chegaram os portugueses em 1500.

O livro busca despertar o interesse dos leitores pelas espécies nativas e valorizar um dos biomas mais ricos e ameaçados do planeta. Ele traz exemplos das relações de interdependência entre fauna e flora para demonstrar a complexidade dos ecossistemas e a importância de se priorizar o cultivo de plantas nativas.

No e-book, você terá sugestões de atividades pedagógicas, que incentivam reflexões, interações com a natureza e autonomia no aprender. Para os professores, seu formato permite a impressão em impressoras comuns, facilitando a utilização do material em salas de aula e oficinas educativas.

Essa floresta abrange cerca de 15% do território nacional, está em 17 estados, é o lar de 72% da população brasileira, abriga três dos maiores centros urbanos do continente sul-americano e concentra 70% do PIB. A Mata possibilita atividades essenciais para a população, como o abastecimento de água, agricultura, pesca, geração de energia elétrica, turismo e lazer.

Se você quer saber mais ou incentivar a curiosidade de seu filho(a), o portal do SOS Mata Atlântica traz a seguinte pergunta: Existe Mata Atlântica na sua cidade? Você pode descobrir de forma rápida e interativa no site www.aquitemmata.org.br. Basta informar o nome do município e a ferramenta realiza uma busca, retornando com dados e infográficos sobre as áreas de florestas, mangues, restingas e bacias hidrográficas associados à Mata Atlântica na região.

Nesse Blog falo continuamente sobre a importância da natureza na vida e na saúde das crianças e adolescentes. Creio que esse livro pode ser uma grande oportunidade de você, juntamente com seu filho ou filha, neto ou neta e sobrinhos conhecerem um pouco mais desse importante bioma brasileiro e, em tempos de mudanças climáticas, discutir a problemática da preservação do ambiente e de outros temas tão importantes.

Vá até os links sugeridos e dê uma olhada. Se gostar, chame suas crianças e divulgue. É uma forma de ajudar o planeta Terra!

 

Fonte:

https://www.sosma.org.br/conheca/mata-atlantica/

 

Saiba mais sobre esse importante assunto:

https://institutopensi.org.br/ferias-que-tal-um-pouco-de-natureza-para-seus-filhos-em-vez-de-telas/

https://institutopensi.org.br/dia-mundial-do-brincar-que-tal-um-pouco-de-natureza/

https://institutopensi.org.br/de-um-pouco-de-natureza-para-suas-criancas/

https://institutopensi.org.br/por-que-as-mudancas-climaticas-sao-uma-ameaca-cada-vez-mais-urgente-a-saude/

https://institutopensi.org.br/vamos-pensar-em-nosso-planeta-o-que-queremos-deixar-para-nossas-criancas/

https://institutopensi.org.br/falando-das-mudancas-climaticas-e-seus-problemas-com-as-criancas/

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.