PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
O risco do sabão em pó
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
O risco do sabão em pó

O risco do sabão em pó

04/10/2016
  7545   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Um estudo publicado na edição de maio da revista Pediatrics constatou que os pacotes de sabão em pó para roupa estão caindo nas mãos – e bocas – de um número crescente de crianças jovens, com consequências graves e, por vezes, fatais.

O estudo, “Exposições pediátricas para lavandaria e máquina de lavar louça e detergentes nos Estados Unidos”, analisou dados de 62,254 chamadas feitas para centros de controle de veneno dos EUA após exposições acidentais a sabão para roupa ou detergente de lava-louças envolvendo crianças com menos de 6 anos de idade em 2013 e 2014.

Os números de exposições aumentaram ao longo do período de estudo para todas as formas de detergentes, mas o aumento foi maior para os pacotes de detergente de lavandaria (17%), seguido por exposição a pacotes de detergente (14%), especialmente aqueles que contêm detergente líquido, em vez de grânulos, também provou ser mais prejudicial para as crianças que os ingeridos.

Efeitos clínicos graves relatados para exposições de pacotes de detergentes para roupa, mas não para os outros tipos de exposições de detergente, incluíram:

  • Coma (17 casos)
  • Parada respiratória (6 casos)
  • Edema pulmonar (4 casos)
  • Parada cardíaca (2 casos)

 

Crianças menores de 3 anos de idade representaram a maioria dos casos no estudo. Crianças de dois anos foram responsáveis ​​por 16,3% das exposições a detergente lava-louças e 30,3% das exposições de detergentes para roupa.

 

Autores do estudo disseram que as exposições devem ser cuidadosamente monitorizados para avaliar a eficácia do das normas de segurança e que esta norma deve ser reforçada se o número de exposições não cair substancialmente.

 

Autor: Dr. José Luiz Setúbal

Fonte:

  • Pediatrics, may 2016

“Pediatric Exposures to Laundry and Dishwasher Detergents in the United States: 2013-2014,”

 

As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade