PESQUISAR
Para lançar luz sobre a temática da saúde infantil, o 6º Congresso Internacional Sabará-PENSI reuniu em São Paulo um público presencial de 1.668 pessoas, 350 palestrantes, sendo 12 internacionais. Fotos: Agliberto Lima
O 6º Congresso Internacional Sabará-PENSI de Saúde Infantil reuniu centenas de profissionais no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, nos dias 6 a 8 de outubro. Foram centenas de palestras, além das aulas práticas — um vaivém de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, voluntários, entre outros profissionais. “Nosso congresso foi um sucesso muito grande e mostrou a força das instituições que o promoveram. Foram mais de 1.600 inscritos e 350 palestrantes, sendo 12 internacionais e 32 de fora do estado de São Paulo, que puderam compartilhar conhecimento do mais alto nível. Esse evento nos deixa muito orgulhosos”, comemora o dr. José Luiz Setúbal, que em sua aula magna falou sobre a filantropia como instrumento poderoso para contribuir para melhorias na saúde.
A saúde infantil foi debatida, por meio de diferentes provocações, com os pediatras e os profissionais que atuam em subespecialidades pediátricas. Os temas abordados tiveram um enfoque multiprofissional e multidisciplinar, envolvendo diferentes áreas como: medicina, enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, Child Life Specialist, farmácia, bioética, odontopediatria, gestão e qualidade hospitalar, humanização e voluntariado. Foram debatidas as tendências das linhas de tratamento da pediatria, como, por exemplo, das doenças respiratórias, infecciosas e alérgicas; da inovação tecnológica; e do desenvolvimento de pesquisas voltadas a vacinas. A programação contou com profissionais renomados de várias instituições do Brasil e de outros países. A seguir, os destaques de cada dia do congresso.
Leia mais:
Cintia Tavares Cruz — Uma jornada de cuidados pela qualidade de vida no hospital
Uma sociedade saudável começa por uma infância saudável
Ajustar o foco para reconhecer emoções
CONGRESSO — Os destaques do segundo dia
O Brasil tem cientistas talentosos e indústria para criar e produzir vacinas
Leite e trigo não são vilões, mas exigem cuidados para determinados organismos
Maria Paula Coelho — Mais qualidade de vida para crianças com insuficiência intestinal
CONGRESSO — Os destaques do primeiro dia
O meio ambiente e o comportamento na cidade são desafios para a pediatria
MARCO AURÉLIO SÁFADI — A infectologia no foco do pediatra
Telemedicina: quais os riscos legais aos médicos
[ENTREVISTA] Sempre em frente — Antonio Condino Neto
SUE ANN COSTA CLEMENS — Liderança e reconhecimento na corrida pela vacina
CARLOS RODRIGUEZ MARTINEZ — Doenças respiratórias no centro da investigação
GISELLE COELHO — O aprendizado em cirurgia no metaverso
GONZALO VECINA — Em defesa das vacinas e da puericultura
>>
Baixe o livro O Saber para a Saúde Infantil – Os Primeiros Dez Anos do Instituto PENSI
Por Rede Galápagos