PESQUISAR
Todos os medicamentos têm potencial para causar efeitos secundários, indesejados e ou adversos. Por esta razão devemos evitar a automedicação e seu uso sem orientação de um profissional do setor da saúde preparado para isso.
Efeitos indesejados:
Os efeitos adversos são quaisquer experiências indesejáveis associadas ao uso de um produto médico em um paciente. Os efeitos colaterais da medicação podem incluir:
Os efeitos da medicação podem variar de criança para criança. Por exemplo, o mesmo anti-histamínico pode fazer com que uma criança tenha sono, enquanto outra fica nervosa e hiperativa.
Os efeitos colaterais de um tipo de uma medicação podem ser diferentes dos efeitos colaterais de outro medicamento.
Uma frequência cardíaca rápida, por exemplo, é esperada para algumas medicações para asma, mas não para um antibiótico. Os antibióticos, muitas vezes causam, diarreia ou fezes moles, o que não seria esperado para medicamentos para asma.
Reações alérgicas:
As reações alérgicas são difíceis de prever e variam de uma leve vermelhidão da pele, coceira até sintomas graves com risco de vida. Distúrbios da pele são os mais comuns.
As reações alérgicas podem envolver muitos tipos diferentes de sintomas, tais como:
Saiba mais sobre o assunto:
Em uma Emergência:
Chamar 192 (SAMU)
Centro de Intoxicação de SP http://www.ceatox.org.br/ – 0800-0148110
Autor: Dr. José Luiz Setúbal
Fonte: Fonte Adaptado do Curriculum for Medication Administration em Early Education and Child Care Settings (Copyright © American Academy of Pediatrics 2012)
As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.