PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Máscaras de pano para crianças durante a Covid-19
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Máscaras de pano para crianças durante a Covid-19

Máscaras de pano para crianças durante a Covid-19

17/04/2020
  4055   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Para proteger a nós mesmos e a outras pessoas da Covid-19, o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) dos EUA e o Ministério da Saúde do Brasil passaram a recomendar que máscaras de pano sejam usadas ​​quando se estiver fora de casa. Mas e as crianças, elas devem usar também? Veja esta e outras dúvidas sobre as máscaras de pano:

Por que as pessoas estão usando máscaras de pano no rosto agora?

Como muitas pessoas que têm Covid-19 não apresentam sintomas, o uso de revestimentos faciais em pano reduz a chance de transmitir o vírus através das gotículas de saliva ou respiratórias. Isso é especialmente verdade quando alguém com Covid-19 fica a menos de um metro e meio de você, que é a faixa de transmissão de infecções por meio de atos como espirros ou tosse.

As crianças devem usar máscara de pano?

Crianças com menos de dois anos de idade não devem usar coberturas faciais de pano. Porém, elas devem usá-las  em lugares em que não puderem ficar a dois metros de distância dos outros. Por exemplo, se você precisar levá-los ao médico, farmácia ou supermercado. No entanto, há outros lugares onde as crianças NÃO precisam usar uma cobertura de pano para o rosto:

  • Em casa, se eles não tenham sido expostos a ninguém com Covid-19.
  • Fora de casa, desde que possam ficar a pelo menos dois metros de distância dos outros e evitar tocar nas superfícies. Por exemplo, é bom dar um passeio desde que seus filhos fiquem a um metro e meio de distância dos outros e não toquem em mesas, fontes de água, equipamentos de playground ou outras coisas que as pessoas infectadas possam ter tocado.

Cuidado: pode ser necessário reconsiderar o uso máscara de pano se:

  • As coberturas faciais são possíveis riscos de asfixia ou estrangulamento para o seu filho.
  • Usar a cobertura do rosto de pano faz com que seu filho toque o rosto com mais frequência do que quando não o usa.
  • Ficar em casa e o distanciamento físico ainda são a melhor maneira de proteger sua família da Covid-19. Especialmente para crianças mais novas que podem não entender por que não conseguem correr em direção a outras pessoas ou tocar em coisas que não deveriam. Nesse caso, é melhor mantê-las em casa. As crianças doentes (febre, tosse, congestão, coriza, diarreia ou vômito) também não devem sair de casa.

E se meu filho tiver medo de usar uma máscara?

É compreensível que as crianças tenham medo de usarem as máscaras de pano em primeiro lugar. Aqui estão algumas ideias para ajudá-las a parecer menos assustadoras:

Olhe no espelho com os revestimentos de rosto e fale junto com seu filho sobre isso.

  • Coloque uma máscara em um bicho de pelúcia favorito.
  • Decore-os para que sejam mais personalizados e divertidos.
  • Mostre ao seu filho fotos de outras crianças usando máscaras.
  • Desenhe um de seus personagens favoritos.
  • Pratique usar a cobertura do rosto em casa para ajudar seu filho a se acostumar.
  • Para crianças menores de 3 anos, é melhor responder às perguntas simplesmente na linguagem que elas possam entender. Se perguntarem por que as pessoas estão usando coberturas de rosto de pano, explique que às vezes as pessoas as usam quando estão doentes e, quando estão melhores, deixam de usá-las.
  • Para crianças acima de 3 anos, tente se concentrar em germes. Alguns germes são bons e outros são ruins. Os maus podem deixá-lo doente. Como nem sempre podemos dizer quais são boas ou ruins, os revestimentos de tecido ajudam a manter esses germes longe do seu corpo.

E as crianças com necessidades especiais de saúde?

É recomendável que as crianças consideradas de alto risco ou severamente imunocomprometidas usem uma máscara N95 para proteção. Para as famílias de crianças em maior risco também é recomendável usar uma máscara cirúrgica padrão se estiverem doentes para impedir a propagação da doença a outras pessoas. Crianças com deficiências cognitivas ou respiratórias graves podem ter dificuldade em tolerar a cobertura do rosto de pano. Para essas crianças, podem ser necessárias precauções especiais.

Existe uma “maneira certa” de usar uma máscara de tecido?

Sim. Coloque o rosto de pano cobrindo firmemente sobre o nariz e a boca e estique-o de orelha a orelha. Lembre-se de lavar as mãos antes e depois de usá-lo e evite tocá-lo quando estiver em seu rosto. Ao voltar para dentro de casa, evite tocar na frente do rosto, retirando-o por trás. As coberturas para o rosto de pano não devem ser usadas ao comer ou beber. Lave os revestimentos de rosto de pano após cada uso.

Que tipo de cobertura de pano é melhor?

Revestimentos caseiros ou comprados de pano são adequados para a maioria das pessoas. Para as crianças, o ajuste certo é importante. Os revestimentos plissados ​​do rosto com elástico provavelmente funcionarão melhor para as crianças. As coberturas para o rosto de pano adulto são geralmente 20×20 cm até 15x15cm. No entanto, esse tamanho pode ser muito grande para as crianças pequenas. Tente encontrar o tamanho certo para o rosto do seu filho e certifique-se de ajustar a máscara para um uso seguro.

Devido ao suprimento muito limitado, as máscaras de nível profissional, como as máscaras N-95, devem ser reservadas para profissionais médicos nas linhas de frente que têm risco maior de exposição ao coronavírus.

Fonte: Academia Americana de Pediatria (Copyright © 2020)

Saiba mais:

Como proteger sua família do coronavírus

Conversando com crianças sobre o COVID-19

Coronavírus: lidando com o fechamento das escolas

Brincadeiras para fazer em casa com as crianças

O que fazer com meu filho doente em tempos de Coronavírus?

9 dicas de como cuidar de alguém com o COVID-19

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade