PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Como reduzir o risco de defeitos ao nascimento
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Como reduzir o risco de defeitos ao nascimento

Como reduzir o risco de defeitos ao nascimento

30/03/2018
  842   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Com as mulheres engravidando cada vez mais tarde, os riscos de defeitos genéticos aumentam, mas há coisas que você pode fazer para garantir a gravidez mais saudável possível e reduzir o risco de defeitos congênitos. Programe uma visita pré-concepção com o seu médico (ou outro clínico e um obstetra).

Cuidados nesta fase são recomendados para que uma mulher em idade fértil antes da gravidez se prepare melhor e se previna para ter uma gestação tranquila.

Identificar condições de saúde pré-existentes e tratar condições de saúde que possam prejudicar sua gravidez. Essas condições incluem:

1- Pressão alta;
2- Diabetes;
3- Distúrbios psicológicos;
4- Certas infecções;
5- Condição vacinal;
6- Histórico de doenças familiares;
7- Uso de medicação.

A visita dá ao seu ginecologista a oportunidade de discutir assuntos importantes, tais como:

  • Nutrição;
  • Peso;
  • Exercício;
  • Redução de estresse;

Mudando alguns hábitos como:

  • Evitando fumar e exposição ao fumo passivo;
  • Evitando álcool;
  • Evitando peixes com alto teor de mercúrio;
  • Evitando exposições recreativas e ocupacionais que possam representar riscos.

As visitas pré-concepção também são uma oportunidade para o seu clínico administrar as vacinas em falta e fazer ajustes em todos os medicamentos que você está tomando para garantir que eles sejam os mais seguros possível.

Além de perguntar sobre seu histórico de saúde, seu médico também irá perguntar sobre a saúde do seu parceiro e da família. Se você ou seu parceiro tiverem antecedentes de defeitos congênitos ou partos prematuros ou se qualquer um de vocês tiver alto risco de uma doença genética com base em história familiar, origem étnica, idade ou história de abortos espontâneos múltiplos, seu médico pode sugerir que você veja um conselheiro genético.

Seu médico provavelmente sugerirá que tome ácido fólico para prevenir certos tipos de defeitos congênitos. Uma dose maior de ácido fólico pode ser recomendada em algumas situações, especialmente se você já teve uma criança com certo tipo de defeito de nascimento ou se está tomando certos medicamentos.

Saiba mais sobre gestação saudável:

 

Autor: Dr. José Luiz Setúbal

Fonte Adaptado de Pediatric Environmental Health, 3rd Edition (Copyright © American Academy of Pediatrics 2011)

As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para os cuidados médicos e os conselhos do seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que seu pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mensagem enviada

  • Graziela Rodrigues Bruzon disse:

    Dr, tenho 36 anos, me chamo Graziela, tenho um filho de 4 anos e ha 17 dias perdi meu segundo filho.. estava com 37 semanas e meia de gestação qdo fui marcar a Cesária e descobri que ele estava morto; diagnóstico? Trombose no cordão umbilical. Minha gestação foi maravilhosa.. meus exames e ultras todos ótimos.. agora estou em recuperando do susto, da tristeza e da cirurgia. Meu médico disse q comigo está tudo bem e q posso engravidar novamente daqui uns 8 meses..
    Corro algum risco novamente? Não fumo, não sou diabética e nem hipertensa … nem tenho histórico na família de trombose.. Obrigada!

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade